Autora: Gillian Flynn
Editora: Intrinseca
Páginas: 448
Nota: 5

Sinopse: Na manhã de seu quinto aniversário de casamento, Amy, a linda e inteligente esposa de Nick Dunne, desaparece de sua casa às margens do Rio Mississippi. Aparentemente trata-se de um crime violento, e passagens do diário de Amy revelam uma garota perfeccionista que seria capaz de levar qualquer um ao limite. Pressionado pela polícia e pela opinião pública – e também pelos ferozmente amorosos pais de Amy –, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamentos inapropriados. Sim, ele parece estranhamente evasivo, e sem dúvida amargo, mas seria um assassino? Com sua irmã gêmea Margo a seu lado, Nick afirma inocência. O problema é: se não foi Nick, onde está Amy? E por que todas as pistas apontam para ele? 
Quando vi a propaganda o julguei pelo título. Me digam se o titulo "Garota Exemplar" não remete a livros bem adolescentes - que eu gosto também, calma - mas dizia ser o thriller do ano e com esse titulo eu não esperava isso tudo, mesmo após ler a sinopse, decidi por deixar o livro na geladeira por um tempo.

Eis que um dia eu sento para lê-lo. E olhem só a minha surpresa quando o livro se mostra totalmente diferente do que imaginava. Eu estava enganada. Assim como muitos personagens do livro de Gillian Flynn.

Garota exemplar é o tipo de livro que te faz deixar o queixo cair sem nem que você perceba. Você está sendo enganado durante o livro inteiro. Tenha consciência disso. A verdade nesse livro é o que os personagens querem que ela seja. E a verdade deles é sempre uma mentira e uma mentira pode se tornar uma verdade brutal.

"Eu geralmente não falo as coisas em voz alta, mesmo quando eu deveria."

Amy Dunne é rica, linda e passa a ser perfeita quando conhece Nick. Os dois são jovens, livres - apesar de seus empregos - sim, Amy trabalha mesmo sendo rica, é algo que ela gosta de fazer, manter-se alerta, viva, sempre criando e pensando sem parar no que ainda pode ser criado. A mente dela é incrivelmente ágil, é uma mulher inteligente e nunca pára, mas ama o marido com todas as forças que têm.

"Ser a Garota Legal significa que sou uma mulher gostosa, brilhante, divertida, que adora futebol, pôquer, piadas indecentes e arrotos, que joga vídeo game, bebe cerveja barata, adora ménage à trois e sexo anal… Garotas Legais são acima de tudo gostosas. Gostosas e compreensivas. Garotas Legais nunca ficam com raiva. Apenas sorriem de uma forma desapontada e amorosa e deixam seus homens fazerem o que quiserem. Vá em frente, me sacaneie, não ligo, sou a Garota Legal."

Os direitos cinematográficos do livro de Gillian Flynn, já foram comprados pela 20th Century Fox por 1,5 milhão de dólares. A atriz escolhida para interpretar, Amy Dunne, foi  Reese Witherspoon.
Nick Dunne é jornalista, está sempre atento a tudo, menos a esposa e depois de um certo tempo as coisas ficam imersas em nuvens de raiva, ressentimento, decepção e claro, medo.

Eles se mantém casados apesar de claramente não serem mais o casal feliz de Nova York. Agora morando no Missouri, o mundo não tem absolutamente nada de bom para lhes oferecer. A crise tirou seus empregos e com as poucas economias de Amy eles investiram em um bar, nada demais, apenas o bastante para se manterem estáveis.

"As pessoas vão pensar que somos irônicos em vez de criativamente falidos."

Então um dia Amy simplesmente desaparece. O lugar está cheio de pistas que incriminam Nick, mas ele alega inocência. Entretanto, apesar de tudo Nick mostra calma demais com as investigações e a imprensa cai em cima do marido de Amy. A garota exemplar está desaparecida, as pistas apontam somente para uma pessoa, seu próprio marido, Nick.

"Então isso tinha que parar. Ser comprometida com Nick, me sentir segura com Nick, ser feliz com Nick, me fez perceber que tinha uma verdadeira Amy aqui, e ela era muito melhor, muito mais interessante, complicada e desafiadora que a Amy legal. Nick queria a Amy legal de qualquer jeito. Você consegue imaginar? Finalmente mostrar seu verdadeiro eu para o seu esposo, sua alma gêmea e ele não gostar de você? Então é como o ódio começa."

O livro é feito de capítulos intercalados, o que só faz com que o leitor saiba menos ainda em quem acreditar. Nick dá a sua visão da esposa amarga e Amy retrata em seu diário os dias medonhos, assustadores e estranhos com seu marido. Além disso, com as investigações uma sucessão de mentiras são descobertas sobre o casal.

"Como uma criança, eu me imagino abrindo seu crânio, desenrolando seu cérebro e vasculhando-o, tentando capturar e fixar com alfinete seus pensamentos." 

A mente do leitor enlouquece. As perguntas surgem e de repente não se sabe em quem acreditar. Somos envolvidos por uma redoma de suspense onde tudo pode acontecer. Tudo mesmo! Você cria uma teoria, acha que está certo sobre alguém, que as coisas não podem ser mais falsas e mentirosas do que já são e então, você vira a página e lá está, mais uma mentira desmascarada.

"Nenhum relacionamento é perfeito."

O livro de Gillyan Flin mexe com a psique do leitor. Você questiona as atitudes misteriosas do personagem, analisando cada passo, acha que pode tirar algo disso, mas é atirando ao chão no último minuto, com mais um acontecimento inimaginável. Será que aquela pessoa não estava mentindo? Será que não foi ela? Ela era um cúmplice? Amy está viva? Nick é culpado?

Garota Exemplar é o tipo de livro que não se consegue para de ler (li em dois dias). Você simplesmente vai passando as páginas sem se dar conta. A ansiedade para saber quem está falando a verdade é tanta que não conseguimos desgrudar daquelas folhas amareladas.

No vídeo abaixo, a autora fala sobre como surgiram os personagens, o tema para o livro e o que queria despertar em seus leitores.



Aconselho todos a lerem a obra-prima de Gillian Flynn. Uma autora incrivel, que escreveu um thriller surpreendente!




9 Comentários

  1. Uma amiga de faculdade me falou desse livro, e por causa disso fui pesquisar... E foi exatamente pelo mesmo motivo que você, que eu o ignorava em livrarias, um titulo desses deve ser algo muito juvenil! Só qd ela me falou q tinha suspense, e tudo o mais que eu me interessei! Haha! E vc me deixou mais curiosa ainda!! Haha!
    Já está na minha lista de desejados, e adorei a sua resenha, bem completa! Ainda mais com informações do filme e o vídeo da escritora! Parabens! =D

    Estou com um projeto novo, se puder a uma passada lá!
    http://falaurupes.blogspot.com.br/

    Beeeijo!
    Lígia Colares

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ligia! *-*
      Vou dar sim uma passada no seu blog!
      Obrigada por comentar! ;D

      Beijos :D

      Excluir
  2. Quero muito ler o livro! Coloquei na minha meta do ano, e pretendo cumprir o mais rápidos possível! Só ouvi coisas boas, e sua resenha está otima! Nao sabia que os direitos ja tinham sido comprados, tem alguma data ja?

    Beijokas
    escolhasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Amanda ainda não há data, infelizmente :/
      Mas estou SUPER ANCIOSA!
      Obrigada de verdade pelo comentário!


      Beijos :***

      Excluir
  3. Ah, como eu to resistindo até agora? To morrendo de vontade de lê-lo, mas ainda não consegui arranjar tempo e dinheiro. :(
    Sua resenha me deixou morrendo de raiva por não tê-lo ainda.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Levei um tempo para lê-lo também Luara, mas depois que virei a primeira página não parei mais! Em dois dias já tinha terminado! Vale a pena!

      Beijo e boa leitura!!!

      Excluir
  4. Oi Quésia, tudo bem?
    Ainda não li Garota exemplar, confesso, mas estou bem interessada na história, até porque a maior parte das resenhas que leio sobre são bem positivas.
    Fico feliz que você tenha gostado,
    Beijinhos.
    http://alanahomrich.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alana tudo bem sim! Obrigada por visitar e comentar aqui no blog!

      Gostei muito do livro, espero que leia logo e goste tanto quanto eu!
      Beijos!

      Excluir
  5. Eu estou morrendo de vontade de ler esse livro! Parece ser um suspense que nos prende do começo ao fim! Tenho certeza que leria rapidinho do mesmo jeito que você! Não conseguiria desgrudar das páginas!

    Beijos,
    Own Mine

    ResponderExcluir