Eai galera, tudo bem?
A resenha de hoje é de uns dos livros que realmente marcaram meu crescimento. Vamos lá?


Autora: Thalita Rebouças
Editora: Rocco
ISBN: 8532518001
Páginas: 172
Nota: 4/5
Mãe e filha. Que relação complicada essa! Amor, carinho, compreensão e, claro, muitas, muitas brigas. Brigas importantes, brigas bobas, brigas memoráveis. Só variam conforme a idade. Boletim, namorados, arrumação do quarto, legumes, viagens, festas, hora de chegar das festas... tudo é motivo para essas pelejas domésticas.Para Angela Cristina, elas são apenas carinho e preocupação. Para Maria de Lourdes, são chateação materna mesmo. Na primeira metade do livro, os textos mostram o ponto de vista da mãe. Mas depois do primeiro beijo, aos 12 anos, é Maria de Lourdes (ou Malu, como ela prefere) quem assume a narrativa.Fala sério, mãe! é uma coletânea de crônicas bem-humoradas do cotidiano dessas duas personagens, que pode ser lida aleatoriamente ou como um romance em pílulas, em ordem cronológica, da barriga aos 21 anos.
Essa historia começa quando Maria de Lurdes ainda é um bebê na barriga de sua mãe, Angela Cristina. Mãe essa, extremamente cuidadosa e ciumenta. Pra vocês terem uma noção, ela não gostava nem que encostassem em Maria de Lurdes quando ela era pequena!
O livro vai narrando cada historia do crescimento de Malu (como ela prefere ser chamada), desde amores, menstruação, amigas e até as clássicas brigas com sua mãe. 

Ele é feito de pequenas cronicas contando situações engraçadas, narradas no começo pela sua mãe e depois pela própria Malu. São momentos que toda adolescente passou, o que faz com que você se identifique muito com Malu.

Uma das melhores é do primeiro dia de Malu no balé. Tudo era na verdade o sonho de Angela, que como toda mãe queria realizar na filha o que não pode fazer. Mas Malu, decidida desde pequena, O-D-E-I-A a ideia: Aquelas roupas desconfortáveis, os movimentos complicados e a professora a chamando de gorda! A garota então convence sua mãe a deixa-la fazer karatê  seu verdadeiro sonho. Uma linda judoca!

Eu sou bem suspeita pra falar desse livro, pois foi um dos primeiros que eu li e desde então eu já reli ele no minimo umas 50 vezes. É um livro considerado bem fútil  mas fala sério, nessa época quem não era? Isso é ser adolescente, é ser muito fútil e ser muito feliz assim!
Eu recomendo muito esse livro, até pra quem já deixou essa fase bem lá atrás. Qualquer um vai se identificar com Malu, que afinal é só mais uma garota bem normal. 

xoxo


14 Comentários

  1. Oi Livia! Oi Gi!

    Eu nunca li nada da Thalita Rebouças, acredita?! Eu sei que os livros dela são direcionados para o público jovem adolescente, mas tenho muita vontade de ler pelo menos um livrinho dela, sabe? Afinal, a autora é muito carismática! Já vi vários vídeos de entrevistas dela e sempre dá vontade de ler um dos livros!

    Gostei da resenha!

    Beijos,
    Inara
    http://www.lerdormircomer.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Acredita que nunca li nada da Thalita Rebouças? Mas tenho muita curiosidade! ;D

    Um beijão,
    Pronome Interrogativo.
    www.pronomeinterrogativo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ooi ooi,
    Nunca li, mas deve ser bem legal!

    No post de hoje, como toda mulher, estou mostrando meus sapatos preferidos...
    Quer conferir? Seria um prazer ter você lá no meu blog...
    http://edaisouassimeponto.blogspot.com.br/
    Beijos **

    ResponderExcluir
  4. Nunca me interessei em ler nenhum livro da Thalita Rebouças, já que eles não fazem o meu gênero. Mas acho os livros dela uma boa dica para quem estar iniciado no mundo literário.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Já tinha ouvido falar desse livro antes
    Mas nunca tive oportunidade de ler
    E acho que já fiz foi passar da idade

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oie ^^
    Eu li "Fala sério amor" da mesma série e me diverti bastante, mas não tinha pesquisado por mais nenhum. Esse também parece ser ótimo ^^

    ResponderExcluir
  7. Oi Livia !! Da Thalita eu li apenas 'Tudo por um namorado' e me encantei pela escrita dela, já li também algumas crônicas e pretendo um dia comprar todos. Essa série do 'Fala Sério' parece bem legal, adoro a forma divertida como ela escreve :)

    Beijos,
    http://www.segredosentreamigas.com/

    ResponderExcluir
  8. Adoro os livros da Thalita, são sempre muito bons !! Adorei a resenha :)

    http://alittlemorethangloss.blogspot.com.br/

    Beijão *--*

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Não tenho a mínima vontade de ler esse livro. Na realidade, Thalita Rebouças não me convence como escritora. Suas histórias são sem graça e ela utiliza muito a linguagem coloquial em seus livros. Isso me incomoda. :/
    Gostei de saber sua opinião. (:
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  10. Adorei a a resenha, sempre quis ler os livros dessa autora, mais nunca arranjo tempo
    beijos

    ResponderExcluir
  11. Eu nunca li nada da Thalita, mas falam também e os adolescente se identificam tanto que ainda mato a curiosidade.
    Realmente, todo adolescente teve algum momento fútil ou amigo fútil.

    Beijos
    www.leitoraincomum.com

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pela resenha! Mas não curto a escrita da Thalita.

    Abraço,
    www.estanteseletiva.com

    ResponderExcluir
  13. Sabe, eu li um livro dela, o Era Uma Vez Minha Primeira Vez, e não rolou. A escrita dela é legal, mas o centro do livro deixa desejar!
    http://clicandolivros.blogspot.com.br/
    Beijão <3

    ResponderExcluir
  14. Aiii que linda essa capa. Só não me interessa muito esse tipo de livro, mas é legal se identificar com as personagens, né?
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir