Titulo: "O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupas"
Autor: C. S. Lewis
Sinopse: Nárnia... Uma terra congelada, condenada ao inverno perpétuo... Um país que anseia pela liberdade. Quatro aventureiros atravessam a porta de um guarda-roupa e entram na terra de Nárnia - um mundo escravizado pelo poder da Feiticeira Branca. Mas, quando quase tudo está perdido, o retorno do Grande Leão, Aslam, assinala uma importante mudança... E um enorme sacrifício.






Quando assisti o filme “O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupas”, me apaixonei pela história a primeira vista, talvez por que eu já tivesse escrito tanto sobre outros mundos e criado tantos personagens em minha mente que Nárnia me pareceu mostrar como em um espelho o reflexo de minhas curtas histórias.

Logo após o filme procurei o livro, e o “O Leão, a Feiticeira, e o Guarda Roupas”, era a segunda crônica de C. S. Lewis, e por acaso acabou sendo a minha segunda preferida. Nessa aventura, o autor toma como cenário a Primeira Guerra Mundial. Para refugiar os filhos a mãe de Edmundo, Lucy, Suzana e Pedro os envia para o interior de Londres, para a casa de um velho e excêntrico professor.

Nessa estória a personagem mais importante é Lucy, uma criança inteligente e muito curiosa que encontra um guarda-roupas mágico que a leva para um outro mundo: Nárnia. Lá ela conhece o senhor “Tummus” um fauno que luta contra o regime de inverno que já dura cem anos e que foi imposto pela Feiticeira Branca (Jadis).

Os irmãos não acreditam nela, dizem que está louca, que sua imaginação é muito fértil. Edmund, o irmão mais cético acaba por entrar no guarda-roupas e se deixa corromper pela Feiticeira em troca de um castelo e riquezas e promete levar os irmãos até ela.

Certo dia todos são obrigados à entrar no guarda-roupas chegando em Nárnia, só então acreditando em Lucy. Porém eles não sabem que terão de enfrentar uma grande batalha, pois Lucy, Edmundo, Suzana e Pedro são parte de uma antiga e misteriosa profecia que dizia que dois filhos de Adão e duas filhas de Eva, assumiriam o trono de Cair Paravel e acabariam com o inverno.

A aventura então começa. Edmundo foge para ficar ao lado da feiticeira, mas logo percebe que ela só o usou. Para resgatá-lo, seus irmãos concordam em lutar ao lados dos narnianos contra a feiticeira e assumir o trono e Cair Paravel.

C. S. Lewis apresenta ao leitor nesta crônica os quatro personagens que irão nos guiar por todas as estórias futuras de Nárnia e que serão importantes em todas as épocas ao mundo criado por Aslam. Um livro rico de personagens, paisagens e claro de imaginação.  




12 Comentários

  1. Oi!

    Não tem como não gostar de As Crônicas de Nárnia! Amo todos os livros. Acho que a única personagem que não consigo gostar é da Suzana... Acho que se você continuar lendo, você vai perceber o porque...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi
    Nunca li a série as Crônicas de Nárnia, mas vontade é o que não me falta! Tenho certeza que irei amar.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Alinne, tenho certeza que você vai gostar! São histórias fascinantes! Beijos!

      Excluir
  3. Olá flor,
    Nossa parabéns pela resenha ficou muito boa mesmo!!
    eu tenho aqui em casa o valume único com todos os livros ganhei da minha mãe a um tempo atráz o li a uns três anos e amei esse é um dos meus contos favoritos. beijos

    Beijos, me visita?
    www.amostradelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mari, obrigada mesmo! Que bom que gostou!

      Excluir
  4. Muito legal a resenha, gosto muito desse tipo de estória... que nos faz ir além do imaginário. Quando estamos lendo é como se estivéssemos vivendo aquela situação... Parabéns amiga linda!

    ResponderExcluir
  5. Olá Julia, é verdade, as Crônicas de Nárnia são incriveis! A Suzana me parece meio deslocada mesmo, você me deixou mais anciosa para ler o restante das crônicas! Beijos e obrigada por comentar!

    ResponderExcluir
  6. Muito legal nós também estamos lendo este e já adoramos :DD

    http://www.4youbooksmania.blogspot.com
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Eu acho a história super bonitinha, mas só tenho base pelos filmes. Nunca tive um interessei mtu grande pelos livros, mas tenho curiosidade para saber oq rola no resto da história.

    http://autoracarolinaribeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Carol, como eu disse, tbm fui iniciada nos filmes, mas a leitura te garanto é tão fascinante quanto!

      Excluir