Hey pessoinhas, tudo bem com vocês?
Meu nome é Livia e como sabem (ou não) sou a nova resenhista do blog! E é ao som de One Way or Another que eu lhes trago minha primeira resenha, do livro As Vantagens De Ser Invisível.



Editora: Rocco
Autor: Steven Chbosky 
ISBN:  9788532522337  
Número de paginas: 223    
Classificação: 5/5

 Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, o livro reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe - a não ser pelo que ele conta ao amigo nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela.As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir "infinito" ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Stephen Chbosky capta com emoção esse vaivém dos sentidos e dos sentimentos e constrói uma narrativa vigorosa costurada pelas cartas de Charlie endereçadas a um amigo que não se sabe se real ou imaginário.Íntimas, hilariantes, às vezes devastadoras, as cartas mostram um jovem em confronto com a sua própria história presente e futura, ora como um personagem invisível à espreita por trás das cortinas, ora como o protagonista que tem que assumir seu papel no palco da vida. Um jovem que não se sabe quem é ou onde mora. Mas que poderia ser qualquer um, em qualquer lugar do mundo.

O livro é dividido em 4 partes e conta a historia de Charlie, um adolescente adorável, muito amável, bom filho e bom irmão, mas um pouco solitário. Ele conta suas historias através de cartas para um amigo desconhecido, que pode ser interpretado como quem você quiser.  


Porem conhece Sam e Patrick (veteranos), Charlie entra em um novo circulo de amigos e começa a fazer novas descobertas, para o bem e para o mal. 
"Então, esta é minha vida. E quero que você saiba que sou feliz e triste ao mesmo tempo, e ainda estou tentando entender como posso ser assim."
Logo que o livro começa você já conhece um pouco da conturbada vida de Charlie, com muitas perdas e poucos ganhos. A narrativa começa quando o melhor amigo de Charlie se suicida e ele perde sua tia favorita, então o garoto começa a escrever as cartas para poder desabafar.
“Tenho muito interesse e fico fascinado em ver como as pessoas se amam, mas não gostam realmente umas das outras.”
 Depois que Charlie começa a andar com a turma de Patrick e Sam, Charlie acaba começando a ter sentimentos pela garota, e inclusive ter "sonhos" com ela. Mas não há como existir romance, pois Charlie não toma a iniciativa temendo que a garota não goste o não queira.
"A gente aceita o amor que acha que merece."
O livro também aborda temas mais fortes, como estupro e violência domestica. Uma das cenas mais fortes é quando Charlie descreve que viu um garoto abusando de sua namorada em uma festa. 
"Então, se esta for a minha última carta, por favor, acredite que está tudo bem comigo, e mesmo quando não estiver, ficará bem logo depois. E eu acredito que seja assim com você também."
Apesar de tudo, esse é um livro muito bom. Confesso que quando comecei a ler, nem imaginava que o livro era dramático, e sim de comédia pelo nome. Mas depois acabei descobrindo, que o nome se refere ao fato de Charlie ver coisas, ouvir coisas, mas entende-las e não conta-las a ninguém. 


Alias, eu ainda não vi o filme, pois esse livro foi tão importante para mim, que estou com medo de terem estragado na versão para o cinema (isso se chama trauma Percy Jackson.).


É de longe um dos livros mais tristes que já li, confesso que chorei diversas vezes lendo. Não é um livro complicado de se ler, a leitura é leve, mas é preciso muita paciência em algumas partes. Até por que muitas vezes Charlie não fala exatamente o que aconteceu então você precisa prestar atenção ou até mesmo ler de novo para entender. 


O final não é feliz nem triste, tive que voltar duas vezes para entender o fim pois foi MUITO complicado e cheio de enigmas, mas quando entendi, comecei a chorar de novo.  Espero que não desistam do livro até ele, pois vale muito a pena!
"Eu me sinto infinito."
Eai, gostaram da minha resenha? Vão ler o livro? Comentem ai, e deem sugestões de resenhas que querem que eu faça!
xoxo


19 Comentários

  1. Oi Livia! Gostei muito da resenha! Eu já li esse livro e gostei, porém não cai muito de amores por este livro porque confesso que me decepcionei um pouquinho com ele.
    Beijos

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Lívia! Eu amei esse livro e se tornou um dos meus favoritos. Achei a escrita bem simples e que fluiu tão bem que terminei rapidinha, ainda mais por ser um livro fino. Assisti ao filme esses dias e pode assistir sem medo pois tá muito bom, ele é dirigido pelo próprio escritor e mesmo sabendo da história, eu chorei muito.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Eu fiquei apaixonada pelo filme quando vi, não tive ainda a oportunidade de ler o livro, mas eu já amei o filme, então tenho certeza que vou cair de amores pelo livro também UAHUAAHU

    Já estou seguindo aqui!
    Michelle Boyd
    The Little Things

    ResponderExcluir
  4. OLá, tá aí um livro que é minha meta esse ano. Tenho que ler antes de 2014. tenho ele em casa e ainda não peguei, mas irei ler.
    Sua resenha me instigou bastante, pois tento ler resenhas desse livro sem ressaltar coisas que me levem a interpretar ele de forma crítica, pra quando ler ter minha própria opinião.

    http://clicandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. "As Vantagens de Ser Invisível" foi um livro que me surpreendeu muito e positivamente. Acreditava ser mais um livro de "momento"/moda, mas não é bem isso. Leitura agradável e rápida. Vale a pena ser lido =)

    @carlosmagno_ecb
    http://cantinadolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Nossa eu queria muuiito ler esse livroo ainda não achei ele vendendo ,mas quando achar com certeza vou comprar :D Adorei sua resenha e seu blog,continue assim ;)
    Conheci seu blog hj e ja estou seguindo,vou sempre acompanhar seus novos posts:D
    Adoraria que vc retribuisse se gostasse ;) Bjs
    expressandosemmedo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Livia! Oi Giovana!
    Ainda não li As vantagens de ser invisível e confesso que não me atrai muito. Fico curiosa por que já li inúmeras resenhas sobre ele e todas foram super positivas. Mas nada que consiga despertar a minha vontade de ler. Quem sabe um dia, né?
    Parabéns pela resenha!
    Beijos
    http://coisasdemeninasarteiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Livia, bem vinda ao Sonhando com Livros ^^.
    Adorei a resenha e já estava curiosa sobre o livro e agora já estou mais ainda ^^

    Eu só queria aproveitar e falar que indiquei o blog para um mimo http://devoradoreshistorias.blogspot.com.br/2013/02/selos-mimos-e-tags-mimo-eles-marcam.html

    Abraços
    Vivi
    Devoradores de Histórias

    ResponderExcluir
  9. Olá flor,
    Estou com esse livro aqui e depois que ler uns pra faculdadevou começar a leitura.

    beijos, me visita?
    http://amostradelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Adorei sua resenha e estou louca para ler esse livro. Bom...realmente parece ser um livro meio comédia pelo título, também nunca pensei que poderia ser considerado drama, mas quero muito ler.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  11. Oie!

    Eu adoro livros cheios de dramas e que me fazem chorar..rsrs..a louca!
    É verdade! Já li tantas resenhas falando super bem desse livro que fico triste porque ainda não consegui comprá-lo. Vou fazer um esforço nesse mês para conseguir. Amei a resenha e tive a noção exata do que me espera.

    Bjs!
    Zilda
    http://www.cacholaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  12. Esse livro deve ser muito bom, pq só vejo resenhas positivas nos blogs. Parabéns pela sua também, Gi. Eu não sabia que ele era tão triste .-.
    http://descobrindolivros.blogspot.com.br/2013/02/eu-li-ate-pagina-cem-e-3.html

    Atualizado. Comenta?

    ResponderExcluir
  13. Eu já havia lido várias resenhas sobre esse livro e só comentários bons.
    Pretendo adicioná-lo na minha lista de desejados.
    Parabéns pela resenha!

    Beijos
    Isabela Souza
    www.passaporteliterario.com

    ResponderExcluir
  14. Esse livro acabou de chegar aqui em casa. Estou até com medo de ler e me decepcionar, poi a minha expectativa esta enorme. E o ultimo livro que li assim, me decepcionei muito.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Estou louca para ler esse livro
    Falatm tão bem dele
    E ainda tem o filme *-*

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Estou visitando o seu cantinho. Adorei!
    Já estou te seguindo, dá uma olhadinha lá no meu blog se gostar curta e siga!

    Beiijos,
    Hora do Rímel

    www.horadorimel.com

    ResponderExcluir
  17. Oi, a resenha está ótima!
    Eu amei mesmo As vantagens de ser invisível, gosto de livros que me fazem pensar sobre os acontecimentos e tentar interpretar o que não está tão claro :)
    Beijos, Ju - Céu de Letras

    ResponderExcluir
  18. Quero muito ler o livro, espero ler em breve, parece ser muito bom!
    http://leituramagnifica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Eu to esperando o meu livro chegar rs mas estou ansiosa para ver o filme já que com a Nina Dobrev minha divona depois da Candice Accola, umas das coisas que mais gostei na estória foi abordar outros temas como estupro e um tema que não é muito abordado nos livros, são poucos que entram nesse assunto

    http://blogversoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir